Sempre atento às necessidades e percebendo a deficiência encontrada na inter-relação com o associado, a atual diretoria Executiva da Caixa Beneficente, começou logo nos segundo ano de gestão, a dar forma a um projeto que visava, dentre outras coisas, reforçar este relacionamento e atualizar o banco de dados da instituição. Em 2014, concretizou-se o que foi noticiado de Caixa Visita e desde então vem cumprindo sua promessa de levar à Caixa mais próxima de seu associado.
O programa desloca uma equipe de atendimento até a residência do associado e vem surpreendendo com resultados positivos. A ação leva ao beneficiário informações sobre os serviços e benefícios disponíveis a ele. É uma aproximação feita de forma direta e tem como foco principal o recadastramento, face a completa desatualização do banco de dados com a qual a Diretoria Executiva se deparou ao assumir a instituição. Antes do projeto ser colocado em prática, havia como herança de gestões anteriores, associados com endereços e telefones defasados e muitos já em situação de óbito sem que esta informação constasse no sistema. Em média, a cada cinquenta visitas feitas, apenas cinco concretizavam atendimento. Hoje esta realidade é inversa, sendo o número de atendimentos bem-sucedidos em grande maioria.
No início da gestão, a Diretoria Executiva tinha a consciência que precisava, a priori, recuperar a credibilidade da instituição e resgatar canais institucionais antes de focar na questão do relacionamento com o associado. Por conta disto, o Caixa Visita não fora concretizado antes. Todavia, a estratégia foi assertiva e atualmente os associados contam coma disponibilidade de uma equipe treinada e preparada para lhe atender com respeito e atenção que ele merece. Hoje, esta equipe é bem recebida nas casas e o associado tem o entendimento de que aquela visita lhe trará esclarecimento, satisfações e benefícios. Porém, nem sempre foi assim. O presidente sabia que a primeira equipe montada enfrentaria dificuldades para ser recebida, uma vez que a reputação da Caixa Beneficente não estava das melhores por conta de más gestões anteriores. Felizmente, esta realidade com a atual gestão foi modificada pra melhor.
“O Caixa Visita além de sanar dúvidas, tem a finalidade de levar maior conhecimento sobre a instituição e o bem-estar do associado. Para mim é importante que este programa possa ter também um caráter de assistência social e que dê ouvido ao associado”
Através da ação, por conta dos associados visitados, em sua maioria, corresponderem a um efetivo mais antigo, detectou-se a necessidade de frisar a respeito dos convênios, principalmente com as empresas que oferecem descontos em medicamentos e fraldas geriátricas. Somente nos últimos dois meses, o Caixa Visita passou por mais de quinhentas casas.
Com a intenção de seguir a diante com seu planejamento de recuperação da CBPMERJ iniciado em 2010 e com atividades a serem cumpridas até 2018, a Diretoria Executiva tem ainda objetivos a cumprir: “Tenho planos de ampliar ainda mais a ação do Caixa Vista, levando- a também ao interior do Rio”- Informou o Vice-Presidente Robson Paulo. De fato esta ação não beneficia apenas o associado, mas a toda a equipe que tem a oportunidade de conhecer incríveis histórias de vida desses heróis que serviram a sociedade e muitas vezes são esquecidos pela própria família. Os associados tem se mostrado gratos com a atenção demonstrada pela equipe formada por Robson Paulo: “Pra mim foi uma surpresa esta equipe estar aqui explicando o que está acontecendo. Realmente
vocês são maravilhosos.”-elogiou o associado.