Saiba como retirar descontos indevidos no seu contra cheque

O serviço de assistência jurídica da Caixa Beneficente está disponível para todos os associados da instituição. Aprimorado na atual gestão, o serviço conta com advogados qualificados no mercado para atender os associados em diversos casos.

Graças a este trabalho, recentemente o associado M. A. Domingos recebeu uma indenização da ordem de R$ 10 mil por conta de um processo contra o banco BMG, que erroneamente creditou um empréstimo na conta-corrente e vinha descontando as parcelas do seu contracheque.

Outro caso que vem sendo comum entre os associados da instituição são os descontos consignados que oneram o pagamento de Policiais, principalmente inativos, em mais de 30%, valor limite para descontos. Diversos bancos realizam esta ilegal operação, principalmente os bancos BMG, Banrisul e Pan (antigo PanAmaericano). Mas todos os bancos estão envolvidos nessa operação.

“Geralmente, essas pessoas realizam empréstimos em diversos bancos diferentes e acabam sofrendo de sobre endividamento. O que eles devem fazer é nos procurar para entrar com uma ação para limitar o desconto até no máximo 30%, como manda a lei.” Disse a Advogada da Caixa Beneficente, Adriana Campelo.

A lei que limita o desconto é a Lei 8.112/90, que dispõem que a soma mensal dos descontos em folha, referente ao pagamento de empréstimo, financiamentos e operações de arrendamento mercantil não poderá exceder a 30% da remuneração do trabalhador, conforme o artigo 45.

Um exemplo é o do associado J. Trindade, que realizou um processo contra nove bancos. Eram descontados em seu contracheque 49% de seu salário apenas de empréstimos realizados. O serviço de assistência jurídica da Caixa Beneficente resolveu o problema deste e de outros associados, como o Jorge Ribeiro e o Ricardo Soares.

“É uma situação onde os bancos aproveitam do desespero das pessoas para financiarem o empréstimo. Aí cobram valores abusivos, excedendo taxas e sem nenhuma fiscalização do Banco Central. Nossos advogados estão à disposição dos associados para resolverem esses e outros problemas.” Comentou o Diretor Jurídico, Edilson Chaves.

A orientação jurídica da Caixa Beneficente é totalmente gratuita para associados titulares e é realizada de segunda a quinta de 11h30 às 16h. Para isso é preciso agendar o atendimento com antecedência. O agendamento pode ser feito de segunda a sexta das 12h às 16h pelo telefone (21) 2117-2000 opção 3. O corpo jurídico atende nas áreas de direito do consumidor e direito civil (contratos, família, alimentos, locações). As áreas trabalhista e criminal não são atendidas.


NossasLojas

Almirante Barroso

Av. Almirante Barroso 63, sl. 304

Centro - Rio de Janeiro - RJ

Pedro I

Rua Pedro I, 16

Pça. Tiradentes - Rio de Janeiro - RJ

SEDE

Rua Pedro I, 16 - Pça. Tiradentes

Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.060-050


Assistência Funeral
(21) 99525-0063(WhatsApp)

0800 023 2017 (24 horas)


Canais de Atendimento

(21) 2117-2000
(21) 2240-7057 (pousadas)
21 97263-4374 (somente WhatsApp)
ouvidoria@cbpmerj.com.br





** O cbpmerj.com.br coletará informações pessoais, capazes de identificar os usuários, quando: a) cadastram-se em nosso site, b) participam de nossas promoções, e; c) quando entram em contato conosco pelos canais de atendimento ao usuário.
** Para cada uma das modalidades de coleta de dados poderão ser solicitadas diferentes informações, de acordo com a finalidade da sua coleta. Assim, os usuários serão sempre informados sobre os dados que estão sendo coletados, ficando a seu critério fornecê-los ou não.
** Ao cadastrar-se para receber as newsletters da CBPMERJ, o mínimo de informação requerida pelo site é um endereço de e-mail válido.
** Ao utilizar-se das áreas de comentários das matérias do site ou dos hotsites, o usuário/leitor deverá informar corretamente os dados solicitados. Ao ser autorizada a publicação do comentário, não será exposto o e-mail do autor.
** O cbpmerj.com.br poderá emitir para os usuários/leitores newsletters ou outros emails informativos, desde que previamente solicitado e/ou autorizado pelo destinatário.
** A qualquer momento o usuário/leitor poderá optar por não receber as newsletters da Caixa Beneficente da PMERJ. Para interromper o envio, bastará clicar no botão apropriado ou no link disponível para tal na mensagem recebida.
** Em circunstância alguma as informações de usuários/leitores armazenadas nos sistemas do cbpmerj.com.br são compartilhadas com terceiros, exceto por decisão judicial.
** Esta Política de Privacidade restringe-se ao site da CBPMERJ e seus hotsites.

Política
de Privacidade

REDES SOCIAIS